Quem Somos

O Instituto Conhecimento para Todos – IK4T é uma associação de direito privado de caráter social, educacional, cultural e ambiental, idealizada em 1996 e oficializada em 12 de julho de 2017, a fim de desenvolver esforços e aglutinar forças junto à iniciativa privada.

Nossos pensamentos, ideias e ações são baseadas em Paulo Freire – patrono da educação brasileira e um dos pensadores mais notáveis da Pedagogia mundial. educação inclusiva, equitativa e de qualidade para promover oportunidades de aprendizagem significativa ao longo da vida.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)

Além disso, nossas concepções são inspiradas na AGENDA 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que é um plano de ação da ONU que tem por objetivo fortalecer a paz universal com mais liberdade, englobando o planeta e a população, promovendo a prosperidade integral.

Missão

Desenvolver e aplicar projetos que assegurem a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para promover oportunidades de aprendizagem significativa ao longo da vida. Promover o aprendizado básico, a qualificação profissional e o desenvolvimento humano à criança, ao jovem e ao adulto consideradas as diferentes condições sociais, econômicas, a diversidade de opinião, gênero, raça ou crença.

Visão

Ser referência na formação de professores e educadores sociais e integrar as TIC(s) – Tecnologia(s) de Informação e Comunicação – às práticas pedagógicas nos espaços formais ou informais de educação.

Valores

  • Educação crítica e de qualidade para todos.
  • Reafirmação do conhecimento com base na ciência.
  • Tecnologia deve estar a serviço da educação.
  • Respeito ao indivíduo.
  • Compromisso com o desenvolvimento global sustentável.
  • Ética.
  • Transparência.

Linha do Tempo

Tudo começou em 1996!

Realização de trabalhos de arte educação; Premiação do CDROM “São Vicente das Naus Errantes”  Lei de Incentivo à cultura do Estado de São Paulo.

1998

Prêmios pelo Brasil com o monólogo “José de Beato Virgine Maria” e sua formalização pela MGH Tecnologia Digital e a Cia Naus Errantes.

1999 – 2007

Expansão da atuação do Instituto na formação de professores para a integração das Tecnologias de Comunicação e Informação ao Currículo, principalmente no formato EAD; Com as iniciativas difundidas, foram desenvolvidos projetos à instituições de ensino, prefeituras, governos, institutos, fundações e ONG(s) com a formação de Professores no Projeto Guri – SP; no Projeto UCA – São Bernardo do Campo e para o Governo do Estado de São Paulo. 

No ano de 2007

Ação ampliada com a reunião de um grupo de pesquisadores interessados em propostas para a educação inclusiva, que integrasse a Tecnologia ao Currículo; Criação de artigos e livros.

Instituto K4T oficialmente fundado em 2017!

No dia 12 de julho de 2017, dia significativo por ser a data de nascimento de Malala Yousafzai, a pessoa mais nova a ganhar um prêmio Nobel e conhecida principalmente pela defesa do direito das mulheres no Paquistão.

2018

Atuação como parceiro executor; Lançamento do Guia para Construção do Pensamento Computacional” voltado para o pensamento computacional – Manual do Facilitador.

2019

O Instituto tem ênfase na Formação de Professores nas áreas de Empreendedorismo Social (Projeto Pense Grande) e Cultura Digital e Pensamento Computacional (Projeto Programaê), atuando como parceiro executor nos projetos; Trabalho da BNCC do RJ e parceria com o Projeto Protagonize.

Apresentação Institucional