Hora do Código <2019>

Hora do Código nas escolas é um movimento Mundial criado pela code.org que quer mostrar a alunos, professores e pais como programar pode ser fácil e divertido! No Brasil, o Programaê! criado pela Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann, organiza a “hora do código nas escolas”, uma ação que reúne alunos e professores em atividades de programação plugada e desplugada, robótica e inclusão digital. A ação ocorreu em 2019 entre os dias 04 a 10 de novembro nas cidades de Salvador/BA, Mongaguá/ SP e Praia Grande/SP.

Funcionamento

As atividades acontecem no formato de rotação por estação onde cada uma recebe de 10 a 15 alunos que vivenciam por 20 minutos uma atividade relacionada a Hora do Código.

Em uma estação o Instituto K4T parceiro executor do Programaê! levou o ROBÔ AUTONOMO, que se locomove sozinho e quando encontra um obstáculo localiza opções para prosseguir!

Veja a seguir instruções sobre como realizar esse robô:

Apresentação

Contruindo um Robô Autonomo.

Soldando barramento

Video demostra como soldar os barramentos na placa Ponte H.

Soldando botão Tic Tac

Soldagem de botão liga e desliga Tic Tac.

Soldando motores

Video demonstrando como soldar os fios positivo e negativo nos motores do Chassi 2W.

Carregando código no Arduino

Configurando e carregando código fonte utilizando a Arduino IDE.

O instituto K4T Conhecimento para todos é uma associação civil de direito privado de caráter social, educacional, cultural e ambiental destinada a desenvolver esforços e aglutinar junto a iniciativa privada, alunos acadêmicas, poder público, fundações e a comunidade de modo geral na dos princípios consignado na AGENDA 2030.

© 2020 Instituto Conhecimento para Todos.