Quem somos

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire

Instituto Conhecimento para Todos – IK4T é uma associação de direito privado de caráter social, educacional, cultural e ambiental, fundado em 12 de julho de 2017 com o objetivo de promover a educação básica de qualidade, a qualificação profissional e o desenvolvimento humano à criança, ao jovem e ao adulto consideradas as diferentes condições sociais, econômicas, a diversidade de opinião, gênero, raça ou crença.

Buscamos por meio de nossa atuação construir processos sociais de participação que propiciem Educação crítica e de qualidade para todos; que reafirme ações de conhecimento com base na Ciência; que coloque a tecnologia a serviço da Educação, do respeito ao indivíduo e do desenvolvimento global sustentável, Tudo isto com base na Ética e transparência, e em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, plano de ação da ONU que tem por objetivo fortalecer a paz universal com mais liberdade, ações que unificam agendas, oferecem perspectivas a suas populações e promovem a prosperidade integral.

Para contribuir estes objetivos temos uma equipe formada por profissionais com expertise em variadas áreas do conhecimento, com habilidades diferenciadas, o que permite que sejamos uma referência no que diz respeito a desenvolvimento de estratégias para gestão educacional, formação de professores, produção de conteúdos em consonância com a BNCC; desenvolvimento de oficinas junto a professores e jovens com temas como: projeto de vida, empreendedorismo, programação e robóticas, relações sócias emocionais entre outros.  

O IK4T acredita que educação de qualidade é um direito que muda historias!

Desenvolver e aplicar projetos que assegurem a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para promover oportunidades de aprendizagem significativa ao longo da vida. Promover o aprendizado básico, a qualificação profissional e o desenvolvimento humano à criança, ao jovem e ao adulto consideradas as diferentes condições sociais, econômicas, a diversidade de opinião, gênero, raça ou crença.

Ser referência na formação de professores e educadores sociais e integrar as TIC(s) – Tecnologia(s) de Informação e Comunicação – às práticas pedagógicas nos espaços formais ou informais de educação.

  • Educação crítica e de qualidade para todos.
  •  Reafirmação do conhecimento com base na ciência.
  • Tecnologia deve estar a serviço da educação.
  • Respeito ao indivíduo
  • Compromisso com o desenvolvimento global sustentável.
  • Ética.
  • Transparência.

Tudo começou em 1996!

Realização de trabalhos de arte educação; Premiação do CDROM “São Vicente das Naus Errantes” Lei de Incentivo à cultura do Estado de São Paulo.

1998

Prêmios pelo Brasil com o monólogo “José de Beato Virgine Maria” e sua formalização pela MGH Tecnologia Digital e a Cia Naus Errantes.

1999 - 2007

Expansão da atuação do Instituto na formação de professores para a integração das Tecnologias de Comunicação e Informação ao Currículo, principalmente no formato EAD; Com as iniciativas difundidas, foram desenvolvidos projetos à instituições de ensino, prefeituras, governos, institutos, fundações e ONG(s) com a formação de Professores no Projeto Guri – SP; no Projeto UCA – São Bernardo do Campo e para o Governo do Estado de São Paulo.

No ano de 2007

Ação ampliada com a reunião de um grupo de pesquisadores interessados em propostas para a educação inclusiva, que integrasse a Tecnologia ao Currículo; Criação de artigos e livros.

Instituto K4T oficialmente fundado em 2017!

No dia 12 de julho de 2017, dia significativo por ser a data de nascimento de Malala Yousafzai, a pessoa mais nova a ganhar um prêmio Nobel e conhecida principalmente pela defesa do direito das mulheres no Paquistão.

2018

Atuação como parceiro executor; Lançamento do Guia para Construção do Pensamento Computacional” voltado para o pensamento computacional – Manual do Facilitador.

2019

O Instituto tem ênfase na Formação de Professores nas áreas de Empreendedorismo Social (Projeto Pense Grande) e Cultura Digital e Pensamento Computacional (Projeto Programaê), atuando como parceiro executor nos projetos; Trabalho da BNCC do RJ e parceria com o Projeto Protagonize.

Gestão

 13 Julho de 2020 – 12 de Julho de 2023

Diretoria

Doutora em Educação Currículo, jornalista e pedagoga. Desde 2000 atua no desenvolvimento de soluções de Educação envolvendo tecnologia na formação de professores. Atualmente desenvolve projetos na área de Cultura Digital, empreendedorismo social, projeto de vida, relações socioemocionais, entre outros.
Mônica Mandaji
Presidente
Doutor em Planejamento Urbano, Regional e Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo: FAUUSP). Professor integrante do NDE do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac – SP com pós graduação em TI e Política de Solo. IK4T, Sócio Fundador.
Ricardo Dualde
Secretário e Diretor Tecnologia
Pedagoga com especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, e especialização em Alfabetização e Letramento, atuou como Professora dos Anos Iniciais; Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais; Coordenadora Administrativa no âmbito escolar e atualmente Diretora Pedagógica na rede particular de ensino em São Paulo.
Ivana Dualde
Tesoureira
Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero – FCL. Especialista em Comunicação e Educação pela USP, Teoria da Comunicação pela FCL e Ciência Política pela FESPSP. Professor em cursos de graduação e especialização em Comunicação. Jornalista, editor e revisor de texto.
Davius Sampaio
Diretor de Comunicação
Educadora com experiência em Desenho pedagógico, educomunicação, gestão de projetos sociais e formação de professores. Graduada em Multimídia e em Educação e Tecnologias.
Vanessa Reis
Diretora de Negócios Sociais
Especialista em T&D, graduada em Design de Produto, consultora em Programação Neurolinguística, facilitadora de meditação e respiração cíclica. Atualmente lidera projetos de impacto social e também facilita e sistematiza workshops de empreendedorismo, projeto de vida e quebra de crenças limitantes.
Thayná Monteiro
Diretora de Empreendedorismo e Inovação

Conselho Fiscal

Quatorze anos de experiência na área de TI, familiarizada com desenvolvimento em diversas plataformas. Atua em desenvolvimento de soluções web e mobile. Já realizou diversas atividades de programação junto a instituições que empreende com o empoderamento feminino.
Aline Machado
Conselho Fiscal
Dezessete anos de experiência em TI, familiarizado com desenvolvimento em diversas plataformas. Atua na liderança de times de desenvolvimento de software e apoio a tecnologias. Já realizou diversas atividades de programação junto a instituições que empreende com o empoderamento feminino.
Humberto Oliveira
Conselho Fiscal
Formada em Pedagogia, Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Atua com recreação na educação infantil; Professora do Ensino Fundamental I; Assistente de Coordenação dos Anos Iniciais ao Ensino Médio; Orientadora de Projetos Pedagógicos e atualmente Coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I na rede particular de ensino em São Paulo.
Luana Hangai
Conselho Fiscal

Parceiros

Mestrado em Avaliação de Política Social, Pedagoga e Psicopedagogia , atua na Gestão da Rede Pró- Educar e é Diretora Executiva da Eduka Consultoria. 30 anos de experiência em Gestão Pública e privada em projetos nacionais e internacionais como: Comitê Rio 2016, BID, BIRD, UNESCO, OIM, ADRA e IK4T.
Dulce Salviano
Consultora Pedagógica
Graduada em Serviço Social é Sócia fundadora da EDUKA Consultoria. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos, desenvolvimento de conteúdo, sistematização de experiências, avaliação e monitoramento. Atuação em projetos: Comitê Olímpico Rio 2016, Unesco e Rede Pró Educar – RPE. No Instituto K4T coordena a parceria com UNICEF.
Kamyla Amorim
Coordenadora de Projetos
Ilustrador. Arquiteto e Urbanista formado pelo UFSC. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela UFSC.
Guilherme Grad
Ilustrador
Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário Senac. Técnica em Processamento de Dados. Atua como Designer desenvolvendo projetos gráficos, editoriais, digitais e fotografia. Cursa MBA em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e Big Data.
Karina Cardoso
Designer
Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário Senac. Pós-graduanda em Design de Interiores.
Lais
Laís Caroline
Designer
Comunicadora social com mestrado em Ciências Políticas. Possui 10 anos de experiência com projetos educacionais, visando o desenvolvimento comunitário e cumprimento dos direitos humanos. Coordenadora em projeto educacional “Crescer en Red”, realizado em 17 escolas na Argentina.
Mariana Clini
Consultora
Doutora em Educação Currículo, jornalista e pedagoga. Desde 2000 atua no desenvolvimento de soluções de Educação envolvendo tecnologia na formação de professores. Atualmente desenvolve projetos na área de Cultura Digital, empreendedorismo social, projeto de vida, relações socioemocionais, entre outros.
Priscila Martins
Jornalista
Mestre e bacharel em Direito pela FMU, onde é membro do grupo de pesquisa Ética e Democracia na Sociedade da Informação. Revisor de texto em projetos institucionais e acadêmicos. Autor de livro e artigos sobre direito e internet. Advogado.
Vinicius Sampaio
Revisor

Estatuto Social

O Estatuto do Instituto Conhecimento para Todos com registro no 3º Cartório de Títulos e Documentos de São Paulo. 

Apresentação Institucional

O instituto K4T Conhecimento para todos é uma associação civil de direito privado de caráter social, educacional, cultural e ambiental destinada a desenvolver esforços e aglutinar junto a iniciativa privada, alunos acadêmicas, poder público, fundações e a comunidade de modo geral na dos princípios consignado na AGENDA 2030.

© 2020 Instituto Conhecimento para Todos.