“Empoderatech Mulher” – Mulheres e Meninas programando futuros

A igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável. 

(ODS 05 – Igualdade de Gênero)

A tecnologia tem transformado o mundo. A chamada “internet das coisas” conecta o mundo físico ao digital possibilitado que cada vez mais a tecnologia faça parte de nosso cotidiano. E esta revolução não para por aí! São carros que estacionam sozinhos e mudam de faixa, geladeiras que podem ser acionadas de qualquer canto da casa, ou seja, novas possibilidades de uso das tecnologias surgem diariamente e com elas um novo mercado de trabalho que agrega criatividade, pensamento computacional e programação. Esse mercado de trabalho, porém ainda é um espaço masculino.

De acordo com o Page Group, em 2018, a cada 10 entrevistas realizadas para a área de TI, apenas 3 profissionais eram mulheres. No Brasil estimava-se que as mulheres atuantes como profissionais da tecnologia são de apenas 20%, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio.

Empoderar mulheres para criar mudanças sociais

A “Empoderatech Mulher” visa desenvolver o empreendedorismo feminino com o aporte de tecnologia e atua junto a mulheres e ou refugiadas de 16 a 25 anos classificadas como indivíduos de vulnerabilidade social e de baixa renda que estão sendo interiorizadas em diversos estados do Brasil sem inclusão no mercado de trabalho ou que vivem em comunidades períféricas.

O processo consiste em formação inicial em empreendedorismo com uso de tecnologia focado em três eixos de ação:

  • Projeto de Vida
  • Programação Básica
  • Inbounding Marketing

Estas três etapas são seguidas pelo desenvolvimento de proposta de projetos incubáveis e escaláveis. As participantes desenvolvem propostas a partir de necessidades reais de empresas locais e são mentoradas por mulheres de referência nas áreas de conexão aos temas trabalhados.

Para a escalabilidade a ideia é que a cada mulher formada se torne mentora de outras mulheres, ensinando-as tudo que aprenderam ao longo do curso criando assim uma rede de empoderamento e de desenvolvimento sustentável de negócios locais com base na ação efetiva e de mudança entre as mulheres e meninas vulneráveis.     

Próximo

O instituto K4T Conhecimento para todos é uma associação civil de direito privado de caráter social, educacional, cultural e ambiental destinada a desenvolver esforços e aglutinar junto a iniciativa privada, alunos acadêmicas, poder público, fundações e a comunidade de modo geral na dos princípios consignado na AGENDA 2030.

© 2020 Instituto Conhecimento para Todos.