Rede Pontes

Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

(Meta ODS 10 – Redução das Desigualdades)

Nos últimos 10 anos o número de migrantes passa de 25,4 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR. No Brasil, dezenas de migrantes venezuelanos atravessam as fronteiras brasileiras todos os dias. Essa entrada ao país se dá no estado de Roraima e de acordo com dados do ACNUR, de 2019, seriam cerca de 264 mil venezuelanos vivendo no Pais.

O Instituto Conhecimento para Todos – IK4T é uma entidade que acredita e vem incorporando em suas práticas os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e  em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais- ADRA criaram, dentro do projeto “Oportunidades – Integração no Brasil”, a Rede Pontes que visa ajudar os migrantes em estado de vulnerabilidade no país a conquistarem empregos e oportunidade (Objetivo 10 – Redução das Desigualdade). O projeto é financiado pela OIM (Organização Internacional para as Migrações) e USAID (Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

#Faça parte da Rede Pontes

A Rede Pontes nasce como uma possibilidade de desenvolver conexões entre migrantes membros do projeto e empresas presentes na plataforma LinkedIn. Essa rede foi escolhida por ser uma rede de comunicação corporativa, e assim oferecer mais visibilidade a quem ainda está invisível.

A inserção de migrantes no mercado de trabalho brasileiro enfrenta algumas barreiras como idioma e a cultura o que tem levado os venezuelanos ao mercado da informalidade, como caminho para a sobrevivência em seu novo lar. Há também a falta de informação das leis trabalhistas o que leva muitas empresas a acreditarem que contratar um profissional migrante traga algum ônus aumentando assim o preconceito e a exclusão.

A Rede Pontes veio para desmistificar, inovar e trazer conteúdos para migrantes que desejam se posicionar no mercado de trabalho e também oferecer informações de qualidades para empresas que desejam contratar um migrante, mas não sabe como o fazer.

A Rede Pontes disponibiliza os portfólios os migrantes membros que ficam disponíveis para contratação. Os migrantes participantes na Rede Pontes realizam cursos de capacitação e também de língua portuguesa e passam por orientações para a criação de perfil profissional no qual são destacadas competências e habilidades para se trabalhar no mercado de trabalho do século XXI indo além da formação formal.  

Para conhecer mais sobre esta iniciativa acesse:

Próximo

O instituto K4T Conhecimento para todos é uma associação civil de direito privado de caráter social, educacional, cultural e ambiental destinada a desenvolver esforços e aglutinar junto a iniciativa privada, alunos acadêmicas, poder público, fundações e a comunidade de modo geral na dos princípios consignado na AGENDA 2030.

© 2020 Instituto Conhecimento para Todos.