“Programaê!”
todo mundo pode programar…

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

(BNCC)

Atualmente não há mais como dissociar inclusão digital de inclusão social. Alguns estudiosos afirmam que todos os empregos que vão surgir precisarão de habilidades digitais e  habilidades STEM/STEAM (integração das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e serão à base de grande parte da economia em mudança. Muitos argumentam que isso tornará os trabalhos mais interessantes e gratificantes, criando mais espaço para valores pessoais e comunitários, criatividade e imaginação. A visão geral é que as pessoas, em empregos futuros, precisarão trabalhar com as máquinas, em vez de competir com elas.

Pode-se afirmar que no século XXI a programação está em todos os lugares, seja nos celulares para se comunicar ou na hora de usar a internet. E é de olho neste futuro e tentando possibilitar oportunidades para professores e estudantes de todo o Brasil que desde 2017, o Instituto Conhecimento para Todos– IK4T atua como parceiro estratégico do “Programaê!” que é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo. Como parceiro estratégico desenvolve ações pedagógicas, que envolvem criação de materiais de apoio pedagógico e para oficinas e ainda auxilia na difusão da proposta do Programaê!. O IK4T também realiza palestras, formação de professores e educadores e visitas técnicas a escolas. Em 2019 e 2020 tem colaborado no desenvolvimento de ações junto ao currículo de Inovação e Tecnologia do Estado de São Paulo.

É preciso sonhar

Paulo Freire afirmava que “Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Dessa forma todos os materiais criados para o “Programaê!” abordam os temas de Cultura Digital, Pensamento Computacional, Programação e Robótica para os professores e educadores de forma leve, lúdica e de percepção continua nas rotinas das escolas públicas brasileira. As oficinas tentam abordar dois momentos: Computação Desplugada e Computação Plugada. Esta forma permite que realmente todos possam ter uma experiência com a logica de programação.

Nas oficinas os professores são levados a pensar, criar e desenvolver a logica da programação por meio da aprendizagem criativa e na segunda etapa os professores expandem o conhecimento o uso de programação em blocos ou para a robótica, colocando em prática o desenvolvimento da programação dos seus projetos.


“Os professores tendem as ter resistência ao novo, porque não têm muito tempo para estudar as possibilidades do uso da tecnologia em sala de aula. Mas quando começava uma de nossas oficinas percebem que já praticavam um pouco da linguagem computacional no dia a dia, ficavam felizes de estar ali aprendendo. Aplicamos o pensamento de Paulo Freire, de que é importante estar feliz para aprender, faz toda a diferença nas oficinas”, revela a professora dra. Mônica Mandaji.

O sonho se tornou realidade

Em um percurso simples apontamos algumas das realizações pelo Programaê!

2017

Construção do “Guia Programaê!: um guia para construção do pensamento computacional” foi um trabalho de escrita colaborativa que envolveu professores, gestores, pesquisadores, estudantes, militantes da cultura hacker, cultura maker e aprendizagem criativa e pessoas que trabalhavam com pensamento computacional e cultura digital em diversos cantos do Brasil. Neste ano ainda foi criado o piloto de uma oficina que visava mostrar a conexão do tema com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular.

2018

“Onde as girafas encostam o pescoço para dormir? Uma imersão no pensamento criativo e computacional”. O objetivo desta oficina era auxiliar o professor em uma reflexão sobre em que consistem a cultura digital, o pensamento criativo e o pensamento computacional e como a linguagem de programação pode ser integrada ao currículo. Está oficina esteve presente em diversas cidades brasileiras atendendo a mais de 300 professores e 2500 jovens diretamente. Foi criado também um jogo Escape 60 chamado a “BNCC em 60 minutos” uma imersão divertida na Base Nacional Comum Curricular.

2019

Foi o ano de auxiliar na construção do o currículo Paulista para os conteúdos de Inovação e Tecnologia, além de realizar oficinas sobre pensamento computacional, programação e robótica.
Foram construídos três cadernos de apoio para professores das redes públicas e privadas que são:

• Programaê! Práticas Pedagógicas: a Cultura Digital na resolução de problemas - Ensino Fundamental I.

• Programaê! Práticas Pedagógicas: a Cultura Digital na resolução de problemas - Ensino Fundamental II.

• Programaê! Práticas Pedagógicas: a Cultura Digital na resolução de problemas - Ensino Médio

2020

Mesmo com pandemia do COVID19 o Programaê! não parou de inovar e a criação dos cursos em EAD continuaram todo vapor. Atualmente já são 05 cursos disponíveis na plataforma das Escolas Conectadas são eles:

• “Se meu computador pensasse”– Uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia – Pensamento Computacional;

• “Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem” – Programação desplugada e em blocos;

• “Alô Mundo!” Lógica de Programação e autoria – Programação;

• “Eu Robô!” A Robótica Criativa e o engajamento social – Robótica Sustentável;

• “O que um gato pode ensinar para o computador?” Gameficação com Scratch – Programação em Blocos.

Próximo

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